NEXO

Da estética à técnica

Ficha Técnica

Edifício NEXO
Local: Av. Alfredo Egídio de S. Aranha – São Paulo/SP
Área do Terreno: 2.445,78 m²
Área Construída: 18.188,18 m²
Uso: Comercial
Início do projeto: 2019
Conclusão da obra: Em andamento
Arquitetura: Renata Marques Arquitetura
Gerenciamento: Renata Marques Arquitetura
Interiores: Renata Marques Arquitetura
Estrutura: Ávila Engenharia de Estruturas
Fundações: Apoio
Instalações Elétricas: GERA Engenharia
Instalações Hidráulicas: GERA Engenharia Construtora/Incorporadora: SINCO Engenharia

Partido do Projeto

O Edifício Alfredo Egídio apresenta em sua arquitetura a interação entre forma, função e beleza ao retratar um empreendimento comercial. A concepção de uma arquitetura funcional e aliada à soluções construtivas inteligentes, resultou em amplos pavimentos com instalações flexíveis que permitem diversos usos comerciais sem alterar ou interferir no design projetado.

Escopo

PROJETO CONCEITUAL DESIGN DE INTERIORES
PROJETO DE PREFEITURA PROJETO EXECUTIVO GERENCIAMENTO

IMPLANTAÇÃO

Uma das grandes características do edifício é a sua fachada ativa que foi adquirida através da implantação de duas lojas no Térreo, e que compõe a face principal voltada para a Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha. As fachadas do prédio e das lojas se unem através de uma única pele de vidro, interrompida para dar espaço ao jogo dos brises em ACM que agregam movimento e jovialidade ao design.

Setorização

Dezoito pavimentos bem organizados distribuem-se em:

● Pavimento Térreo;
● 4 Sobressolos;
● 10 Pavimentos de conjuntos comerciais subdivididos em duas tipologias;
● Rooftop com conjuntos e área externa;
● Reservatórios e Cobertura CONJUNTOS COMERCIAIS.

FLUXOS E ACESSO

O recuo frontal estabelecido pela legislação foi utilizado a favor do projeto, quando os acessos de pedestres foram desenhados de forma ampla e integrada ao passeio. O papel da Arquitetura vai além da concepção da edificação. Ela deve ser a ponte entre o projeto e o local em que ele será implantado e, por isso, pensando no grande fluxo diário gerado pelos empreendimentos comerciais, os acessos foram organizados para gerar fluidez e oferecer áreas de curta permanência aos usuários e visitantes, entorno de bancos projetados à beira de dois espelhos d’água sombreados por duas palmeiras que além de proporcionar conforto nos dias ensolarados, delineia e valoriza o acesso ao edifício no eixo central.

PAVIMENTO TÉRREO

A larga entrada margeada pelos espelhos d’água dá acesso a um Foyer de pé direito duplo, simples e sofisticado, que ao ser atravessado leva ao core central onde estão os quatro elevadores e escadas de acesso a torre. Ao circular pelos ambientes sociais o usuário não imagina que nesse mesmo pavimento há uma grande ala de serviços e infraestrutura que abastecem todo o empreendimento, composta por sala de segurança, expedição, manobrista, WCs de funcionários, depósito de lixo, áreas técnicas, gerador e reservatórios. Toda a funcionalidade contemplada no Térreo é ainda complementada pelas vagas de veículos, utilitários e bicicletas.

PRIMEIRO AO QUARTO PAVIMENTO

Os sobressolos se distribuem em 4 pavimentos destinados às vagas de automóveis e motos para usufruto dos usuários. As rampas que interligam os 4 andares e as venezianas posicionadas ao longo das fachadas são as responsáveis pela ventilação e troca de ar dos ambientes, eliminando a necessidade de uma solução mecânica.

PAVIMENTO TIPO

Versatilidade é o que as plantas de 829,29m² de área livre do pavimento tipo representam. Embora projetos de usos comerciais pareçam menos complexos, um bom resultado depende da flexibilidade que a construção dará ao usuário final, seja ele quem for.
Neste projeto todas as soluções técnicas foram definidas para garantir que o projeto seja atemporal e com uma longa vida útil, o que significa que independente do uso que será dado a cada conjunto, a arquitetura e os sistemas prediais se manterão os mesmos. A exemplo disso podemos citar a especificação do piso elevado através do qual é possível fazer as adequações de instalações que forem necessárias sem necessidade de reforma.

 

PAVIMENTO TIPO

A possibilidade de utilização de todo o piso como um único conjunto vai além da Arquitetura quando toda a carga elétrica passa a ser calculada para atender a maior demanda que seriam todos os pavimentos ampliados, e a montagem de quadros elétricos conjuntos ou separados pode ser feita a qualquer momento. Além disso, o dimensionamento das estruturas permite um pé direito suficientemente ampliado para passagem das instalações sob as vigas e, novamente, oferecer flexibilidade. Reforçando a prerrogativa de atender diversas demandas, os pavimentos tipo contam com um terraço que pode ser integrado para ampliação do conjunto caso o usuário deseje.

ROOFTOP

Sobre o último Tipo está o Rooftop, dividido entre áreas técnicas e conjuntos menores de 75m² cada, privilegiados por terraços exclusivos de 207m².
A configuração desse pavimento atende a demandas que exijam menores áreas privativas internas, ou pode se tornar o segundo piso de um mesmo usuário que ocupe o conjunto inferior.

Norma de Desempenho / Acessibilidade

Há um nível mínimo de desempenho que deve ser seguido em uma edificação, estabelecido pela ABNT NBR 15575, para estar dentro do padrão de excelência, incluindo seus principais elementos, como sistemas estruturais, de coberturas e vedações verticais internos e externos.

Avaliamos o seu projeto através de um relatório técnico apontando itens que não condizem com a norma e mostrando soluções para atendimento do mesmo. Trata-se de uma auditoria com apresentação de soluções de projeto.

Processos de Gestão de Qualidade de Projetos

Avaliação específica das necessidades de cada cliente com intuito de garantir a assertividade no projeto através da gestão da comunicação e documentação entre os envolvidos.

Nesse trabalho identificamos o problema e os pontos vulneráveis para a geração de uma metodologia própria gerando ou adequando procedimentos na fase de gestão do projeto, desde a sua concepção até a finalização do mesmo, garantindo se os requisitos estão sendo devidamente cumpridos, monitorados e se as devidas ações, em caso de problema, estão sendo tratadas e retroalimentadas.

Estratégia de Gestão de Projetos

Estudo das características do projeto para obter sucesso em todos as etapas. Através de uma visão geral do projeto e do processo, nesse trabalho será apontado alternativas estratégicas de planejamento e avaliação referente a atuação da equipe de forma a explorar o potencial de cada profissional envolvido, integrando a todos para atingimento de metas do cliente.

Engenharia de Valor

Estudo de redução de custos antes do projeto ser iniciado respeitando aspectos estéticos e mercadológicos. São elaboradas alternativas para avaliação, em conjunto com o cliente, equipe, projetistas e construtoras entre outros para prevenir desnecessários custos ao decorrer do projeto garantido o desempenho e viabilidade do seu negócio.