Habitat

O habitar contemporâneo

Ficha Técnica

Edifício Habitat
Local: Al. Barão de Limeira – São Paulo/SP
Área do Terreno: 1.238,94 m²
Área Construída: 6.264,61 m²
Uso: Comercial e residencial
Início do projeto: 2022
Conclusão da obra: Em andamento
Arquitetura: Renata Marques Arquitetura
Gerenciamento: Renata Marques Arquitetura
Arquitetura Interiores: Thais Fornazari
Estrutura: ARCO
Fundações: MG&A Consultores de Solos
Construtora/ Incorporadora : HERC Construção e Incorporadora Ltda.

Partido do Projeto

A arquitetura do edifício Habitat carrega como conceito a qualidade de vida que se busca no Centro da cidade de São Paulo, dispondo de áreas de lazer e apartamentos projetados para proporcionar conforto e bem-estar aos moradores, fazendo com que sintam-se inseridos na cidade. Para quebrar o ritmo e dar movimento às duas longas fachadas geradas pelo formato retangular do edifício, houve um cuidado do Escritório Renata Marques ao projetá-las no objetivo de criar uma percepção diferente em cada ângulo de visão do usuário. Distintos elementos arquitetônicos foram desenvolvidos e diferenciados por cores para gerar profundidade e transposição entre cada face do projeto.

Escopo

PROJETO CONCEITUAL PROJETO DE PREFEITURA
PROJETO EXECUTIVO GERENCIAMENTO

IMPLANTAÇÃO

O edifício está localizado no cruzamento entre a Alameda Barão de Limeira e a rua João Monteiro. Sua implantação teve como premissa garantir o melhor aproveitamento do terreno e torná-la uma intervenção positiva para os pedestres, e não somente para os moradores.
A esquina privilegiada em que ele se localiza faz parte da composição dos acessos projetados, e a fachada principal está voltada para a rua João Monteiro, onde acontece o maior fluxo de veículos e pedestres.

Setorização

São ao todo 44 pavimentos sendo eles divididos em 8 tipologias:

• 4 subsolos: Garagem residencial e depósitos dos moradores;
• Térreo: Destinado à recepção, ao lazer e garagem;
• 1º pavimento: Concentra a maior parte das atividades de lazer oferecidas aos moradores;
• Garden 1: Contem 4 unidades de apartamento;
• Pavimento tipo 1: Contem 4 unidades de apartamento;
• Garden 2: Contem 4 unidades de apartamento;
• Pavimento tipo 2: Contem 2 unidades de apartamento;
• Duplex: Pavimento com 2 unidades duplex.
O Edifício tem uma altura de aproximadamente 120 metros, possibilitando uma vista limpa e ampla da cidade, sendo assim todos as unidades ficaram com a face para a fachada frontal, onde não há obstruções que impactam na visualização da cidade.

FLUXOS DE ACESSO

Os acessos do Habitat se organizam separadamente entre o residencial e comercial no objetivo de oferecer praticidade aos usuários no dia a dia. A entrada dos moradores e visitantes, tanto pedestres quanto veículos, é feita pela rua João Monteiro e marcada pelas mesmas cores e texturas da fachada do empreendimento para promover uma unidade com a torre. 
O acesso às lojas está localizado na Alameda Barão de Limeira e suas fachadas são envidraçadas, dando visibilidade à quem passa por elas em uma grande vitrine. O tratamento dado aos muros foi um zelo da Arquitetura pensado para criar harmonia visual durante a circulação dos pedestres. O objetivo era que eles fizessem parte da construção inserida na região, e não um bloqueio visual.

Térreo

O pavimento térreo dispõe de uso misto, promovendo a integração do edifício com a cidade através de três lojas na rua Barão de Limeira, sendo a maior destas ocupada por toda a esquina. A partir do núcleo central de acesso ao residencial, as unidades privativas se distribuem em nove apartamentos de 34,5m² que se beneficiam de um garden privativo, promovendo uma área de estar individual ao ar livre. O restante do pavimento destina-se aos ambientes de lazer comum e descobertos, distribuídos entre uma quadra de beach tennis com churrasqueira, que levam a sensação da praia para a cidade.
Demais ambientes como Delivery, Oficina, Bicicletário e Pet Place também fazem parte das áreas projetadas para beneficiar o dia a dia do morador.

01. Clausura
02. Guarita
03. Hall de Entrada
04. Delivery
05. Oficina Compartilhada
06. Bicicletário
07. Churrasqueira
08. Quadra de Beach Tennis
09. Pet Place

1º PAVIMENTO - LAZER

O primeiro pavimento possui 12 unidades residenciais com tipologias de 34,5m² e 41,3m² que se replicam para o restante do projeto. Neste andar a Arquitetura oferece à seis unidades generosos gardens com varandas integradas ao paisagismo que permitem ao morador a flexibilização do layout interno do seu apartamento, e maior exposição ao ar livre.

PAVIMENTO TIPO

O Tipo se replica do segundo ao sexto pavimento, e mantém a posição do núcleo de circulação vertical dos demais andares.
O restante da sua área é distribuído em 10 unidades de 34,5m² e 2 unidades de 41,2m², com plantas que promovem a integração entre os ambientes e que se beneficiam do visual da cidade no entorno do empreendimento através dos terraços posicionados nas quatro fachadas do edifício.

SÉTIMO PAVIMENTO

O grande diferencial deste pavimento em relação ao tipo é a remoção de uma unidade de 34,5m², que cede seu espaço para um grande garden destinado a uma unidade exclusiva. Além de promover maior conforto interno e oferecer um produto diferente dos demais, essa tipologia dá um novo ritmo à fachada do edifício.

NONO PAVIMENTO

Já nesse pavimento, as duas unidades da ponta cedem lugar à uma área comum descoberta estabelecida como gourmet, que detém de um amplo espaço aberto e uma excelente vista para a cidade.

ROOFTOP

No Rooftop a localização dos espaços foi pensada de forma a privilegiar a vista de ambientes específicos como por exemplo o Fitness, que tem sua maior face envidraçada e posicionada para uma vista panorâmica da cidade. A piscina de borda infinita posicionada por completo ao Norte do projeto e a área de Sky que a complementam, premitem aos moradores vislumbrar os limites urbanos da cidade e oferecem o privilégio de poderem assistir ao nascer e ao pôr do sol. A arquitetura dada aos espaços atua no sentido de reforçar o conceito de habitar a cidade que o próprio nome do empreendimento carrega consigo, ao criar o contraste de áreas de relaxamento em meio à região central de São Paulo.

Norma de Desempenho / Acessibilidade

Há um nível mínimo de desempenho que deve ser seguido em uma edificação, estabelecido pela ABNT NBR 15575, para estar dentro do padrão de excelência, incluindo seus principais elementos, como sistemas estruturais, de coberturas e vedações verticais internos e externos.

Avaliamos o seu projeto através de um relatório técnico apontando itens que não condizem com a norma e mostrando soluções para atendimento do mesmo. Trata-se de uma auditoria com apresentação de soluções de projeto.

Processos de Gestão de Qualidade de Projetos

Avaliação específica das necessidades de cada cliente com intuito de garantir a assertividade no projeto através da gestão da comunicação e documentação entre os envolvidos.

Nesse trabalho identificamos o problema e os pontos vulneráveis para a geração de uma metodologia própria gerando ou adequando procedimentos na fase de gestão do projeto, desde a sua concepção até a finalização do mesmo, garantindo se os requisitos estão sendo devidamente cumpridos, monitorados e se as devidas ações, em caso de problema, estão sendo tratadas e retroalimentadas.

Estratégia de Gestão de Projetos

Estudo das características do projeto para obter sucesso em todos as etapas. Através de uma visão geral do projeto e do processo, nesse trabalho será apontado alternativas estratégicas de planejamento e avaliação referente a atuação da equipe de forma a explorar o potencial de cada profissional envolvido, integrando a todos para atingimento de metas do cliente.

Engenharia de Valor

Estudo de redução de custos antes do projeto ser iniciado respeitando aspectos estéticos e mercadológicos. São elaboradas alternativas para avaliação, em conjunto com o cliente, equipe, projetistas e construtoras entre outros para prevenir desnecessários custos ao decorrer do projeto garantido o desempenho e viabilidade do seu negócio.