Oka

A arte de projetar

Ficha Técnica

Local: Alphaville –Barueri/SP
Área do terreno: 4.189,00m.
Área construída: 36.592,03m.
Uso: Residencial e comercial
Início do projeto: Abril/2021
Previsão de conclusão: Maio/2024
Arquitetura: Renata Marques Arquitetura
Gerenciamento: Renata Marques Arquitetura
Interiores: LCVC Arquitetos Associados
Estrutura: SVS Engenharia
Fundações: Apoio Assessoria e Fundações
Paisagismo: Roberto Riscala Paisagismo
Instalações elétricas: Interativa Engenharia
Instalações hidráulicas: Interativa Engenharia
Incorporadora: NLS 
Construtora: CNL

Partido do Projeto

Quando o entorno inspira a criação, projetar vira uma arte Foi através dessa privilegiada localização que projetamos para esse empreendimento uma obra de arte em movimento, trazendo através de linhas curvas uma expressão de sofisticação, praticidade e flexibilidade, pensando no bem estar de cada usuário O projeto foi planejado considerando o contexto do seu redor, não apenas físico, mas o contexto histórico do lugar, sendo possível vislumbrar a simpatia, materialidade e design constituindo o espaço Todas as faces das fachadas são compostas por varandas que circundam o edifício beneficiando a iluminação e ventilação dos ambientes Cada uma das fachadas possui detalhes específicos que a compõe de forma única Os ambientes foram projetados atendendo os diversos públicos com modernidade para que os moradores sintam se bem.

Escopo

PROJETO CONCEITUAL PROJETO DE PREFEITURA
PROJETO EXECUTIVO GERENCIAMENTO 

Implantação

O posicionamento da torre foi pensado estrategicamente para que todas as unidades recebessem sol durante o dia, proporcionando bem estar aos moradores, servindo-se ao máximo das condições naturais da região.

Ainda com o objetivo de potencializar o conforto térmico,  projetamos as fachadas com ângulos e curvas, suavizando o formato da torre e possibilitando maiores aberturas para fluidez da ventilação, gerando um. ar agradável para todas as unidades da torre.

Setorização

O edifício. é composto. por. 34 pavimentos, sendo eles:

1º e 2º subsolo: Uso comercial;

3º e 4º subsolo: Uso residencial;

Térreo e 1º pavimento: Destinados principalmente ao uso comercial;

Pavimento intermediário: Suporte às áreas técnicas e aos funcionários do comércio;

2º pavimento / Lazer: Elaborado para o lazer e descanso dos moradores;

Pavimento Garden: 6 apartamentos, sendo 3 com varanda ampliada;

Pavimento. tipo: 154 apartamentos no total, sendo 7 por pavimento;

Rooftop: Lazer e descanso dos moradores.

Fluxos e Acessos

Os acessos ao edifício foram estrategicamente pensados de modo a preservar a privacidade dos moradores. Para isso, tivemos a premissa de dedicar a fachada voltada para a Alameda Rio Negro ao acesso comercial (mercado), e a fachada para a Alameda Mamoré ao acesso privativo dos moradores. Os subsolos e seus acessos também foram divididos com essa finalidade. Sendo o 1º e 2º subsolos destinados ao uso comercial e o 3º e 4º ao residencial.

TÉRREO E 1º PAVIMENTO

O pavimento térreo foi elaborado de forma cuidadosa com o objetivo de integrar o projeto com seu entorno, através da proposta de uma área considerável para. uso comercial, mais especificamente, de um espaço que comportasse um mercado de grande porte, ativandoa fachada e, por meio disso, trazendo movimento e segurança para os arredores doprojeto.

Além disso, foi levado em consideração a importância de prover um passeio agradável ao pedestre, sendo essa diretriz traduzida no projeto através da valorização das áreas verdes e arborizadas ao longo das calçadas.

O 1º pavimento tem como premissa potencializar a eficiência do mercado ,com a finalidade de impactar positivamente o entorno de modo a realmente contribuir para a qualidade de vida dos moradores da região de Alphaville.

TÉRREO E 1º PAVIMENTO

2º PAVIMENTO - LAZER

O 2º pavimento foi destinado ao lazer e é servido de atividades diversas afim de proporcionar bem estar e qualidade de vida aos moradores. É notável que conceito de projetar como uma arte foi aplicado também na planta deste pavimento, nas curvas das piscinas e em seu paisagismo.

1. Piscina Descoberta 2. Piscina Infantil 3. Spa. 4. Sportbar 5. Sauna 6. Brinquedoteca 7. Fitness 8. Massagem 9. Beauty Care 10. Playgrond 11. Pilates 12. Coworking 13. Pet Place 14. Quadra de Pádel

PAVIMENTO GARDEN

A torre, iniciando pelo pavimento garden, é única. Suas linhas soltas e orgânicas trazem sofisticação e leveza ao projeto, além de, juntamente com a implementação das varandas ampliadas nas unidades 3, 4 e 5, proporcionarem ótima ventilação e iluminação natural para as unidades.

PAVIMENTO TIPO

A torre do Oka é composta por 22 pavimentos tipo que, assim como o garden, é provido de 7 unidades de apartamentos, totalizando 154 unidades, sendo todas providas de varanda privativa.

ROOFTOP E COBERTURA

O Rooftop é uma das propostas mais chamativas para este projeto. Foi elaborado com a premissa de prover espaços de descanso e lazer aos moradores no topo do edifício, proporcionando vistas excepcionais e um ambiente de bem estar ao ar livre abaixo de seus pergolados, além de comportar um salão de festas e espaço gourmet em seu interior.

1. Salão de Festas
2. Terraço de apoio
3. Espaço Gourmet
4. Cinema ao ar livre
5. Churrasqueira

Norma de Desempenho / Acessibilidade

Há um nível mínimo de desempenho que deve ser seguido em uma edificação, estabelecido pela ABNT NBR 15575, para estar dentro do padrão de excelência, incluindo seus principais elementos, como sistemas estruturais, de coberturas e vedações verticais internos e externos.

Avaliamos o seu projeto através de um relatório técnico apontando itens que não condizem com a norma e mostrando soluções para atendimento do mesmo. Trata-se de uma auditoria com apresentação de soluções de projeto.

Processos de Gestão de Qualidade de Projetos

Avaliação específica das necessidades de cada cliente com intuito de garantir a assertividade no projeto através da gestão da comunicação e documentação entre os envolvidos.

Nesse trabalho identificamos o problema e os pontos vulneráveis para a geração de uma metodologia própria gerando ou adequando procedimentos na fase de gestão do projeto, desde a sua concepção até a finalização do mesmo, garantindo se os requisitos estão sendo devidamente cumpridos, monitorados e se as devidas ações, em caso de problema, estão sendo tratadas e retroalimentadas.

Estratégia de Gestão de Projetos

Estudo das características do projeto para obter sucesso em todos as etapas. Através de uma visão geral do projeto e do processo, nesse trabalho será apontado alternativas estratégicas de planejamento e avaliação referente a atuação da equipe de forma a explorar o potencial de cada profissional envolvido, integrando a todos para atingimento de metas do cliente.

Engenharia de Valor

Estudo de redução de custos antes do projeto ser iniciado respeitando aspectos estéticos e mercadológicos. São elaboradas alternativas para avaliação, em conjunto com o cliente, equipe, projetistas e construtoras entre outros para prevenir desnecessários custos ao decorrer do projeto garantido o desempenho e viabilidade do seu negócio.