West Corp

Do papel ao software

Ficha Técnica

Edifício West Corp
Local: Alphaville –Barueri/SP
Área do Terreno: 11.900,00 m²
Área Construída: 51.572,34 m²
Uso: Comercial
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2016
Arquitetura: Renata Marques Arquitetura
Interiores: Renata Marques Arquitetura
Gerenciamento: Renata Marques Arquitetura
Estrutura: Ávila Engenharia
Fundações: Z&F Engenharia
Paisagismo: Neusa Nakata Paisagismo
Instalações Elétricas: Projetar
Instalações Hidráulicas: Projetar

Partido do Projeto

O projeto tira partido de uma arquitetura funcional com conceitos estéticos que consideram ao máximo a área útil, valorizando o uso dos espaços da edificação no dia a dia O fluxo de pessoas, veículos, ônibus e bicicletas também fazem parte do conceito de funcionalidade da edificação Essas premissas fora realizadas conforme as normas técnicas vigentes e conhecimentos de soluções técnicas construtivas
O formato quadrado da torre foi projetado visando redução de custos,
pois possuí um melhor aproveitamento dos materiais e modulação nas fachadas.

Escopo

PROJETO CONCEITUAL DESIGN DE INTERIORES
PROJETO DE PREFEITURA PROJETO EXECUTIVO GERENCIAMENTO

LOCAÇÃO E SETORIZAÇÃO

O acesso principal possui um boulevard elevado com lojas em formato de diamante, onde as faces inclinadas valorizam sua forma e visibilidade A transparência e sua volumetria unem arte e tecnologia possibilitando o melhor uso da luz, revelando leveza e luminosidade nos espaços.
O edifício possuí fechamento independente das áreas de lojas, boulevard bicicletário e vagas de visitantes que ficam abertas para o uso público.

Fluxos de acessos

O acesso principal possui um boulevard elevado com lojas em formato de diamante, onde as faces inclinadas valorizam sua forma e visibilidade.
O formato da loja permite a criação de sombras na circulação do boulevard. O uso do telhado verde com jardim cria um isolamento térmico auxiliando no conforto dos ambientes Avia interna possibilita o trânsito de ônibus, incorporando a área de embarque e desembarque de passageiros no interior da edificação, minimizando o trânsito nos horários de pico.
A circulação de pedestres é valorizada no eixo central da edificação, permitindo a integração entre todos os ambientes.

Lojas

O formato das lojas permite a criação de sombras na circulação do boulevard.
O uso do telhado verde com jardim cria um isolamento térmico auxiliando no conforto dos ambientes.

PAVIMENTO TIPO

Os pavimentos de escritório com 2.000,00m² de área livre, permitem a flexibilidade de layout, podendo dividir-se em salas com áreas de 500,00m², 1.000,00m², 1.500,00m² e/ou 2.000,00m².
A planta permite a ampliação das áreas de sanitários junto ao core do pavimento, possibilitando a expansão e alteração dos usos ao longo da vida útil do edifício, sem a necessidade de grandes obras de reforma. A iluminação artificial foi distribuída nos escritórios respeitando a modulação do forro removível e de acordo com a quantidade de lux necessária para atender as especificações das normas.

PAVIMENTO TIPO

Os pavimentos de escritório com 2.000,00m² de área livre, permitem a flexibilidade de layout, podendo dividir-se em salas com áreas de 500,00m², 1.000,00m², 1.500,00m² e/ou 2.000,00m².
A planta permite a ampliação das áreas de sanitários junto ao core do pavimento, possibilitando a expansão e alteração dos usos ao longo da vida útil do edifício, sem a necessidade de grandes obras de reforma. A iluminação artificial foi distribuída nos escritórios respeitando a modulação do forro removível e de acordo com a quantidade de lux necessária para atender as especificações das normas.

COBERTURA

O heliponto acessível na cobertura é um dos diferenciais deste projeto. Implementamos rampas e inserimos uma plataforma elevatória para trazer inclusão e sensibilidade ao projeto, atendendo a NBR 9050 afim de que qualquer pessoa possa usufruir de todas as instalações do edifício que o edifício oferece.

EDIFÍCIO GARAGEM

Durante a concepção do projeto optou-se pela utilização do edifício garagem, para que não houvesse necessidade de criação de um subsolo para este fim; com isso reduziu-se o impacto ao meio ambiente, pois não houve movimentação de terra e otimizou o tempo da obra. Essa solução também possibilitou a utilização da ventilação natural entre as vagas e circulações deste.
A distribuição das vagas visa o aproveitamento máximo da área.

1. Core | 2. Vagas

O edifício garagem se interliga a torre através de um pergolado metálico. Foi criada recepção exclusiva para o acesso entre edifícios, proporcionando a segurança dos usuários da torre.

Norma de Desempenho / Acessibilidade

Há um nível mínimo de desempenho que deve ser seguido em uma edificação, estabelecido pela ABNT NBR 15575, para estar dentro do padrão de excelência, incluindo seus principais elementos, como sistemas estruturais, de coberturas e vedações verticais internos e externos.

Avaliamos o seu projeto através de um relatório técnico apontando itens que não condizem com a norma e mostrando soluções para atendimento do mesmo. Trata-se de uma auditoria com apresentação de soluções de projeto.

Processos de Gestão de Qualidade de Projetos

Avaliação específica das necessidades de cada cliente com intuito de garantir a assertividade no projeto através da gestão da comunicação e documentação entre os envolvidos.

Nesse trabalho identificamos o problema e os pontos vulneráveis para a geração de uma metodologia própria gerando ou adequando procedimentos na fase de gestão do projeto, desde a sua concepção até a finalização do mesmo, garantindo se os requisitos estão sendo devidamente cumpridos, monitorados e se as devidas ações, em caso de problema, estão sendo tratadas e retroalimentadas.

Estratégia de Gestão de Projetos

Estudo das características do projeto para obter sucesso em todos as etapas. Através de uma visão geral do projeto e do processo, nesse trabalho será apontado alternativas estratégicas de planejamento e avaliação referente a atuação da equipe de forma a explorar o potencial de cada profissional envolvido, integrando a todos para atingimento de metas do cliente.

Engenharia de Valor

Estudo de redução de custos antes do projeto ser iniciado respeitando aspectos estéticos e mercadológicos. São elaboradas alternativas para avaliação, em conjunto com o cliente, equipe, projetistas e construtoras entre outros para prevenir desnecessários custos ao decorrer do projeto garantido o desempenho e viabilidade do seu negócio.